Conecte-se ao JobCoach no LinkedIn! Visite a página JobCoach no Facebook!
E-mail:
Senha:

FAQ JobCoach

Funcionamento do JobCoach

1.Como funciona o JobCoach?

O JobCoach é um ambiente virtual onde é possível descobrir os seus pontos fortes através de uma Avaliação de Competências gratuita, conhecer a percepção que seus colegas tem sobre você através de uma Avaliação 360˚ e também participar de um processo de desenvolvimento individualizado chamado Aceleração de Competências.

2.Que competências são consideradas na Avaliação de Competências JobCoach?

São avaliadas as 20 competências abaixo:

Autodesenvolvimento Automotivação
Capacidade de Trabalhar sob Pressão Comunicação Oral
Comunicação Escrita Criatividade e Inovação
Empreendedorismo Flexibilidade
Gestão de Conflitos Liderança
Organização Orientação ao Cliente
Orientação ao Resultado Orientação à Qualidade
Negociação Planejamento
Relacionamento Interpessoal Tomada de Decisão
Trabalho em Equipe Visão Sistêmica

3.Preciso fazer a minha própria avaliação primeiro para ter acesso às demais etapas?

Sim, a Avaliação de Competências JobCoach é o primeiro passo para que você melhore o seu autoconhecimento e inicie um processo de desenvolvimento de competências sendo, portanto, um passo obrigatório.

4.A avaliação é gratuita?

Sim, todo o processo de avaliação é gratuito e sempre será. Não só a avaliação é gratuita como a avaliação 360˚ em que você convida outras pessoas a ajudarem na sua avaliação também é gratuito.

5.Porque preciso preencher “Meus Dados”?

O JobCoach somente solicita informações que sejam necessárias para conhecer melhor os profissionais e, com isto, permitir o desenvolvimento de novas ferramentas que sejam úteis para seu processo de desenvolvimento de competências.

6.A minha avaliação será compartilhada em alguma rede social?

Nós nunca iremos compartilhar a sua avaliação em nenhuma rede social. Nós iremos preparar ferramentas para que você, e somente você, possa fazer isso se quiser.


Avaliação de Competências

7.Porque é importante identificar as minhas competências?

Quanto melhor você conhecer as suas competências, identificando aquelas que são as mais fortes e as mais fracas, melhor você saberá qual o tipo de atividades em que você terá uma performance melhor e mais facilmente se adaptará.

8.Qual a metodologia utilizada na Avaliação de Competências JobCoach?

Baseado em modernos estudos sobre a avaliação das competências individuais, o método JobCoach examina, por meio de um teste de múltiplas escolhas, quais as competências preferenciais do profissional avaliado. As competências são avaliadas através da resposta de blocos de questões em que são escolhidas as afirmações com as quais o profissional mais se identifica e menos se identifica. Ao final da avaliação, o profissional tem acesso ao resultado, com a indicação das suas competências dominantes, suas respectivas pontuações e um resumo das características de cada uma delas.

9.Posso utilizar Avaliação de Competências JobCoach para avaliar os meus liderados e colegas de trabalho?

Sim, claro! Mas temos uma solução mais adequada para avaliação de equipes. Entre em contato pelo e-mail empresas@jobcoach.com.br para conhecer nossas soluções para empresas.

10.Por que tenho apenas 50 segundos para responder cada tela da avaliação?

O limite de tempo em cada tela faz parte da metodologia adotada e tem como objetivo incentivar que as respostas selecionem as alternativas que primeiro vêm à cabeça, sem a necessidade de uma análise aprofundada de cada afirmação.

11.Deixei o tempo de 50 segundos expirar em uma ou mais questões. Isso pode afetar o meu resultado?

Não, o seu resultado não será afetado, pois há uma redistribuição automática de questões quando o tempo expira, permitindo assim que as 40 questões sejam completadas.

12.Achei difícil escolher algumas alternativas com que eu 'menos me identifico', pois me identifiquei com as 3 opções, e tive que "chutar" uma delas. Isso pode prejudicar o meu resultado?

Depende. Mesmo quando nos identificamos com as 3 alternativas apresentadas, uma delas será um pouco mais forte (mesmo que sutilmente) e outra será um pouco mais fraca, mesmo que todas elas representem bem quem você é. O desafio é decidir, dentro do tempo disponível, a melhor resposta. O ideal é evitar os “chutes” e fazer escolhas conscientes, para que o resultado represente com mais fidelidade quem você é.

13.A minha avaliação foi interrompida no meio e não concluí as 40 questões. É possível retomar a avaliação de onde parei?

Não é possível retomar a avaliação posteriormente, é preciso responder às 40 questões em uma única sessão.

14.É possível refazer a avaliação?

Sim, a opção “Refazer a Avaliação” ficará disponível 1 semana após cada conclusão da avaliação de competências JobCoach.


Resultado da avaliação

15.Alguém terá acesso aos resultados da minha avaliação?

Não, o resultado a avaliação é confidencial e cada pessoa terá acesso apenas aos seus próprios resultados, ficando a critério de cada um compartilhá-los por e-mail, Facebook, em papel, etc.

16.Agora que descobri as minhas 2 Competências Dominantes (Pontos Fortes), o que devo fazer?

Em primeiro lugar, você pode observar o quadro de comparação entre as suas 2 competências dominantes e as 5 competências que você selecionou no início do processo. Em seguida, pode convidar seus colegas para te avaliarem, através da opção Avaliação 360˚.

17.As minhas competências dominantes podem indicar se estou na carreira certa?

As suas competências dominantes são aquelas que naturalmente você tem mais facilidade em aplicar e utilizar. Você precisa identificar se na sua carreira atual você as utiliza com frequência, ou se poderá vir a utilizá-las em breve. Se isso for verdade, é um indicativo que você está na carreira certa.

18.Nem todas as características e exemplos das minhas competências se aplicam a mim. Por quê?

O seres humanos são complexos e é impossível reproduzir tal complexidade com precisão através de qualquer tipo de teste. Sendo assim, pode ser que parte das características ou exemplos indicados não representem um padrão que você acredita conhecer. De qualquer forma, essa é uma ótima oportunidade para refletir sobre si próprio a partir do seu resultado. Pedir que seus colegas a(o) avaliem pela Avaliação 360˚ pode também ser uma ótima oportunidade de confirmar as suas competências.

19.Por que pessoas com competências em comum são diferentes?

Os seres humanos são únicos e, mesmo que compartilhem algumas competências, possuem históricos de vida diferentes, o que resulta em formas de expressão e ação diferentes. Além disso, são milhares as possíveis combinações de competências dominantes, o que dificulta ainda mais as comparações entre pessoas.

20.Não me identifiquei com as minhas competências dominantes. Devo fazer uma nova avaliação?

O resultado da avaliação baseia-se nas suas respostas espontâneas às 40 questões, ou seja, indicam as suas preferências e habilidades. Caso não tenha se identificado de imediato, recomendamos que você reflita sobre o resultado, converse com outras pessoas a respeito, peça feedback e use a Avaliação 360˚ para ampliar as suas percepções sob si próprio. Se ainda assim quiser refazer a avaliação, pois acredita que a primeira avaliação não foi feita de forma criteriosa, basta usar a opção “Refazer minha avaliação”, que poderá ser usada em intervalos de 1 semana. A avaliação anterior será apagada.


Ranking de competências

21.É possível ver o Ranking com a pontuação das minhas 20 competências? Como?

Sim, basta adquirir o Relatório de Alinhamento Profissional (RAP) para que o ranking completo fique disponível.

22.Porque no Ranking não aparecem as pontuações (notas) das minhas competências?

No Ranking destacamos a pontuação das 2 competências dominantes, e as demais seguem em ordem decrescente sem a exibição das pontuações, pois consideramos que estas informações são pouco relevantes. Vale lembrar que o Ranking é gerado com base nas suas próprias respostas feitas na avaliação.


Avaliação 360˚

23.Para que serve a Avaliação 360˚?

A Avaliação 360˚ serve para que o profissional obtenha percepções externas sobre si próprio, o que permite a ampliação do seu autoconhecimento.

24.Como escolher as pessoas adequadas para a minha Avaliação 360˚? Como convidá-las?

O ideal é escolher pessoas com quem você já conviveu o tempo suficiente ou com quem já tenha tido proximidade, especialmente no ambiente profissional ou acadêmico, para que tenham condições de realizar uma avaliação consistente. Para convidá-los, basta clicar em “Convidar Avaliadores” na tela Meu Painel.

25.Quantos avaliadores preciso convidar para a minha Avaliação 360˚? E quantos deles precisam responder a avaliação para que eu veja os resultados?

Você pode convidar quantos avaliadores quiser para a sua Avaliação 360˚, sendo que o mínimo é 4 pessoas. O resultado só estará disponível quando estiverem respondidas pelo menos 4 avaliações.

26.Três avaliadores já responderam a minha Avaliação 360˚, posso ver um resultado parcial?

Não, o número mínimo de avaliações respondidas para ver o resultado é 4.

27.Como fico sabendo se o resultado da minha Avaliação 360˚ já está disponível? Onde posso encontrá-lo?

É possível acompanhar estas informações na opção “Meu Painel”.

28.O meu avaliador terá acesso à minha avaliação?

Somente se você enviar para ele a sua avaliação. Pelo sistema, o seu avaliador nunca terá acesso.

FAQ  |  Termos de Uso  |  Política de Privacidade  |  Contato

Copyright JobCoach 2012